Conheça os tipos de lareiras, as vantagens e as indicações
Olá,
Com o inverno se aproximando nada melhor que um ambiente quentinho. Uma das opções para aquecer – e ainda conferir charme e aconchego – são as lareiras.
Existem diversas alternativas de lareiras, para definir qual a melhor opção, seguem algumas informações para auxiliar na escolha.
Lareira Tradicional
A lareira tradicional é executada em alvenaria e exige uma mão de obra especializada para garantir seu perfeito funcionamento. Ela confere uma sensação de conforto e se integra ao ambiente.
Tem como desvantagem a liberação de fumaça e fuligem, além de ter um alto consumo de lenha e apenas 3% do calor permanecer no ambiente.
Lareira de Alto Desempenho
As lareiras de alto desempenho, como o próprio nome já diz, tem aproveitamento do calor superior a 80% e uma grande economia de lenha, além de uma linguagem sofisticada. Elas são fechadas com uma porta vitrocerâmica irradiando o calor gerado.
Apesar de ter fechamento, mantém a possibilidade de se ficar apreciando o fogo, mas com segurança e tranquilidade. Além disso, a fuligem e a fumaça ficam longe do ambiente. Caso você tenha uma lareira tradicional em casa e queira dar um upgrade nela para uma lareira de alto desempenho é possível adaptar. Hoje, existem no mercado, diversos modelos e tamanhos, sendo fácil adequação e não havendo necessidade de obra.
Uma dica importante: quando você tiver o televisor junto a lareira de alto desempenho é necessário executar uma proteção que avance pelo menos 15cm, para evitar danos ao equipamento pelo calor.
Lareira a gás
Este é um modelo que a alimentação não ocorre por lenha e sim por ponto de gás e energia elétrica. Não há necessidade de uso de dutos de exaustão, como as anteriores. Uma das principais vantagens é o seu acionamento, que ocorre pela ativação de um botão e as fuligens e fumaça não fazem parte dos ambientes onde estão instaladas.
Uma dica muito importante ao adquirir sua lareira, é conferir se ela possui o sistema de segurança regulamentando pela ABNT, para evitar acidentes. É fundamental que ela tenha uma válvula que corte o fornecimento de gás, caso a chama apague e possua um sistema de medição de gás carbônico no ambiente, desligando automaticamente a lareira, se a quantidade desse gás for imprópria para a respiração.
Lareira Ecológica
As lareiras ecológicas são práticas e sustentáveis. Esse tipo de lareira não requer nenhuma instalação especial, além de serem móveis. A maior desvantagem é que não possuem uma alimentação contínua, por serem a álcool, cada vez que for utilizar, é necessário abastecer (em geral possuem reservatórios de até 6 litros). Para que funcionem com segurança, é importante instalar em um ambiente com ventilação natural, podendo ser em encaixada em uma base de alvenaria ou em algum móvel com revestimento resistente ao calor.
Como vimos, há diversos modelos de lareiras no mercado. Para escolher a mais adequada é necessário analisar a que melhor se adapta ao ambiente da sua casa e o quanto se deseja investir.
Uma certeza é que um ambiente com lareira é puro aconchego e conforto para os dias de frio!
Ficou com alguma dúvida sobre lareiras?
Entre em contato conosco!
Com carinho, Equipe Linea In.
Até o próximo post!